Príncipio da Multiplicação


Atividade inicial
O professor solicita aos alunos que observem o que está posto no quadro branco e pergunta:

Onde fica mais fácil a contagem, em A ou B ? Por quê ? As respostas serão inúmeras mas a resposta é a B, pois estão em ordem, carreirinha ou fileira.


Atividade pratica
Material: tampinhas de garrafas

Procedimentos pedir os alunos que:
Peguem 12 tampinhas, distribuam sobre a classe.
Forme grupos, para trabalhar junto.

-Formar com as tampinhas fileiras para facilitar a contagem.



As fileiras têm que ter as mesma quantidades.
O professor monta ao quadro as diferentes formas apresentadas pelos alunos:

Exs:


A professora lê com os alunos a quantidade de tampinhas de cada carreira (no sentido horizontal), das seguintes formas:
1)3+3+3+3
2)4+4+4
3)2+2+2+2+2+2
4)6+6
5)12
6)1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1

A contagem foi feita através da adição será que existe outra forma de escrever esses número?
Quantas vezes repetimos o número 3 ?
R: 4 vezes
Entas podemos dizer 4x3=12 e assim sucessivamente.
Exercício de fixação no malha quadriculado.

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